Páginas

Cheers Northern Ireland, Hola Espana!

Depois de me "refugiar" na casa da Lia e do James novamente por duas noites, reorganizei a volta pro Rio, passando ainda por Madri por uns dias. O tempo novamente ajudou bastante apesar dos 14C, tinha sol! Alias nao posso reclamar em nada do tempo la, tirando uma chuvinha ou outra nao atrapalhou em nada.

Na quinta fomos a uma evento brasileiro que faz parte de um circuito latino americano em Belfast produzido por alguns dos brasileiros que conhecemos em Belfast no outro dia. Alem da sessao de cinema com o filme "Carandiru" haveria uma apresentacao de danca folclorica do Boi-Bumba. Como estava de volta a cidade, fui tb. Como bom evento de brasileiro, atrasou quase meia hora o que nos fez ter que sair no meio p nao perdermos a sessao do cinema.

A apresentacao foi interessante. Com direito a uma banda de maracatu formada exclusivamente por irlandeses :) Boa batida!

Saimos e fomos assistir "Carandiru" que eu mesma soh havia visto metade. Filme forte mas pareceu agradar a todos da plateia.

Hj saí de manha para Dublin onde pegaria o voo p Madri. Peguei o onibus das 9h que deixaria no aeroporto umas 11h15. Tudo ia bem qndo a policia de fronteira parou o onibus e dois policiais gordos da faixa dos 40/50 anos entraram pedindo identificacao a todos. "Sem problemas", pensei jah pegando meu passaporte. No mesmo onibus havia uma moca oriental que tb comprou ticket ate o aeroporto. Estavamos mais pro fundo qndo o policial pegou o meu passaporte e depois de examinar um pouco cutucou o colega "hey, dah uma olhada nisso". Os dois se olharam e depois um deles perguntou:

- onde esta indo?
- Pegar um voo de Dublin p Madri...
-E onde esta seu visto de entrada na Irlanda?

Apontei no passaporte o visto que me deixava permancer ateh dia 16 de maio.

- Nao vc nao poderia estar entrando novamente. Precisaria ter um novo visto.

Fiquei confusa e expliquei que ao chegar por Dublin avisei que iria p Belfast e nao tive qquer orientacao.

Apontando o dedo p mim o palhaco comecou a dar o show:
- Vou lhe dar o beneficio da duvida, mas fique sabendo que nao poderia entrar novamente...

Irritada...MUITO IRRITADA por ser tratada como "crianca", perguntei:
- Na rodoviaria qndo comprei a passagem nao tive qquer instrucao de que precisaria de um novo visto e qndo entrei no pais tb nao houve qquer controle p me dar um visto de entrada..

- Estou avisando ... seu visto nao eh mais valido pq vc sai da Irlanda e foi p Reino Unido...
- Mas entao alguem deveria ter feito o controle qndo entrei na Irlanda do Norte e nao vir agora dizer que nao posso voltar qndo o unico voo que sai p Madri sai de Dublin. Preferia ter pego o voo de Belfast seria muito mais conveniente nao ter que viajar 2h por conta de um voo ..mas nao tem,, qual seria minha opcao...

Vendo que o erro foi da falta de controle DELES na minha entrada o imbecil voltou a repetir:
- Eu estou lhe dando o beneficio da duvida...
- Ah tah ...certo...

Peguei meu passaporte e nisso fui vendo a pobre chinesa sendo retirada do onibus numa situacao no minimo mto constrangedora. O rapaz do meu lado bem como a maioria das pessoas em volta tb nao pareceu gostar muito e achar absurdo esse subito "controle".

Segui rumo ao aeroporto mas nao pude deixar de pensar o que teria ocorrido se me tirassem do onibus...Incidente diplomatico, baby! Pode ter certeza que alguem teria que pagar uma nova passagem p Madri e nao seria eu!

No aeroporto de Dublin, comecou a chover. Nenhuma novidade p eles mas achei que pudesse atrasar o voo. Fui entao com antecedencia p embarcar e dai comeca o suplicio de retirar casaco e objetos de metal bla bla bla...e p piorar eu, como sempre, retirei os remedios homeopaticos que nao podem passar pelo raio-x porque pode perder a eficacia por serem mto sensiveis. Ateh entao apesar de umas caras feias qndo explicava, nunca tive maiores dificuldades.
Hj nao teve negociacao: ou raio-x ou perder o voo. "Entao passa no raio-x e destroi os remedios" a chefe de seguranca " apesar de pouco comuns aqui, sempre passamos no raio-x e nunca ninguem teve problemas depois" ...Nao aguentei "O fato de nao terem voltado p reclamar nao quer dizer que os remedios nao funcionaram...apenas que ninguem teve paciencia de vir aqui e reclamar..nao pode afirmar uma coisa dessas..." Peguei os remedios e fui embora...

Embarquei entao no "Grand Circo Ryanair". Encaixei numa poltrona que encostava os joelhos no enconsto da frente. Uma centena de irlandeses e alguns espanhois no voo. Os irlandeses comecaram entao e comprar (sim pq passagem barata soh fornece o voo e o oxigenio o resto soh pagando) cervejas. Um gritava p outro que sentara laaaah no fundo , pq nao tinha assento marcado. To falando que "ném" tem em todo o lugar? Uma crianca chorava aos gritos na poltrona em frente e um "amigo" atras chutava a poltrona a cada emio segundo...depois de meia hora me virei e pedi gentilmente "poderia nao chutar mto a cadeira, por favor?" Admirado me olhou e disse "É que o espaco eh pouco sabe?" (como se eu nao tivesse na mesma situacao) respondi "É eu sei...tb estou enlatada aqui mas nao posso fazer nada eh o preco que pagamos". O amigo sossegou um pouco e fiquei entao sem parte da minha "massagem nas costas".

No voo vendia-se de tudo. Ateh bilhete de loteria aos berros pelo alto falante do aviao. As comissarias(?) pareciam garconetes pegando pedidos de cheeseburguer e cachorro quente num bloquinho. Praticamente um Drive-In mas sem filme, pq tb precisaria pagar!

Enfim depois de quase 3 horas no meio dessa feira cheguei a Madri. Retirei duas camadas de roupa e enfim cheguei no hostel. Parece um lugar legal. No estilo Espanha mesmo sem grandes luxos mas com alguma infraestrutura. Comprei agua , um chip novo e vim dar uma volta.

Vamos ver o que Madri tem a oferecer amanha (pq sao 21h agora apesar de sol e do calor de 26C).

Hasta luego!

Nenhum comentário:

Postar um comentário