Páginas

A verde e bela Irlanda do Norte

Eh, fiquei alguns dias sem conseguir postar nada pq estava refazendo a viagem quase toda. Na verdade ainda nao consegui um tour de 3 dias amanha aqui pela Irlanda, mas decidi postar como foram os ultimos dias ate p refrescar a cabeca!

Cheguei na Irlanda na sexta passada num voo de 3 horas de Viena, com 3 (T-R-E-S) grupos de adolescentes e oooobvio que na hora de escolherem uma poltrona, me colocaram bem no meio d a"selva". To comecando a me especializar em viajar com essa molecada, pq eh tarefa que requer paciencia em dose tripla: "Sun Tzu e a Arte de Viajar com Adolescentes em Bando".

De tapinhas nas cabecas uns dos outros a urros eventuais teve de tudo. Inclusive uma efusiva salva de palmas qndo pousamos. Conclusao: adolescente eh TUDO igual!

Cheguei no aeroporto de Dublin e ao passar pela imigracao, alem da simpatia inesperada do agente ainda teve um sonoro "obrigada e tenha um bom dia" tudo isso em um esforcado portugues. Sim, irlandeses sao mto calorosos.

Depois de uma certa volta pelo aeroporto ate encontrar o onibus p Belfast, embarquei em direcao a Irlanda do Norte. Linda paisagem o tempo todo com campos mto verdes, gado e ovelhinhas sempre a vista pelo pasto.

Na estacao de onibus que sai dentro de uma galeria de lojas, peguei um taxi e enfim bati a porta da casa da minha prima Lia e o marido, James! Numa rua com casinhas tipicas enfim estava na Irlanda do Norte.

Contei minha saga pela ex-cortina de ferro e comecamos os 3 a pensar em solucoes p minha viagem.
Ainda naquele dia (que aqui esta durante ateh quase ate as 22h!), depois do jantar , ainda claro, fomos ate a chamada West Belfast onde veriamos alguns dos "Walls". Trata-se de uma regiao que concentra uma parte de irlandeses protestantes e que ainda sao un tanto hostis a ideia de integracao com o restante da Irlanda. O James como irlandes e catolico explicou que nao era uma boa area p se vir se vc nao for um "local" ou mesmo um dos "black cabs" especializados nesse tipo de tour e "aceitos" na regiao.

Os walls sao as laterais das casas da regiao com pinturas normalmente enaltecendo a luta armada do IRA ou ainda lembrando os chamados martires que morreram durante esses anos dos chamados "troubles" (tumultos talvez) dos que acreditam que a Irlanda do Norte deve permanecer parte do Reino Unido.

Nao paramos em momento algum e de fato se vc nao eh de lah , a sinalizacao inexistente torna as chances de se perder por ali, bem grandes! Tirei algumas boas fotos e reparei que existe mesmo um clima bem pesado por ali. Nada demais p quem veio do Rio de Janeiro e conhece os problemas sociais de uma grande cidade, mas ainda sim...

Dia seguinte Lia me levou p conhecer um pouco da cidade. Caminhamos um pouco pelas ruas , fomos ate a prefeitura (City Hall) ate que comecou a chover e entao fomos pro shopping Victoria Square. Lugar legal, metade a ceu aberto, metade fechado. A coca-cola comemorava seus 125 anos em um quiosque onde conseguimos garrafinhas iguais as primeiras fabricadas. Aproveitei e comprei um novo chip da Vodafone e me tornei uma pessoa mais comunicavel de novo ;)

Domingo pela manha fomos a um tour do Titanic. Para aqueles que assim como eu nao sabiam , boa parte do Titanic foi construido aqui e partiu daqui na primeira e unica viagem em direcao a Nova York. Estao construindo um centro com museu e tudo mais mas o legal foi poder ir ao predio onde ele foi projetado e que foi deixado do mesmo jeito como ha 100 anos atras! Tudo esta meio caindo mas eh bastante interessante poder entrar no mesmo lugar onde ha mais de 100 anos projetaram o navio que supostamente "praticamente, nem Deus poderia afundar". Eh, mas afundou.

Dizem que a culpa nao era o fato de o navio ser irlandes, mas ter um dono ingles, um capitao escoces e ter encontrado um iceberg canadense no caminho foi demais! Sutil , uh?

A tarde fomos ao cinema assistir "Water for Elephants". Filme legal...ateh pq o melhor da historia eh mesma a Elefanta, Rose. A noite James me explicou um pouco mais sobre a historia da Irlanda e as diferencas entre catolicos e protestantes. Mais tarde, mais planos p viagem e uma materia sobre a ex-Iuguslavia surgiu na tv mostrando entre outras cidades, Dubrovnik. Contava a historia de guerras recentes e o quanto essas cidades haviam conseguido se reerguer depois de tudo o que passaram.

Acabei decidindo por nao desistir por inteiro da viagem a Croacia e comprei minha passagem p Dubrovnik saindo domingo.

Ontem apos Lia e James assinarem a papelada da compra da nova casa (YAY!), fomos num passeio pela costa norte ate a regiao conhecida como Giants Causeway onde pegras vulcanicas formavam uma lindissima paisagem de pedras que mais pareciam ter sido projetadas uma a uma. No meio do passeio uma chuva nos pegou. Nada que 10 minutos depois e abrigos improvisados entre as pedras, nao resolvessem apesar de o James nao ter conseguido se proteger mto. Eu contava com meu pequeno e caro guarda-chuva e ainda dei abrigo a uma velhinha.

O lugar eh inacreditavel. Fomos ainda ate a primeirissima destilaria de whisky , do mundo! Nao, nao comprei estoque de whisky, soh bati fotos! Depois fomos ate as ruinas do Castelo Danluce. Do alto de uma falesia, as ruinas de pedra mostravam bem clararamente a imponencia que o lugar teve um dia.

Voltamos p Belfast no final do dia. Lia e James tem sido fantasticos! Sempre dispostos (apesar dos plantoes do James e de tudo que a Lia precisa arrumar p mudanca em 2 semanas) e muito bem humorados, tem proporcionado uma viagem fantastica pela Irlanda.

Amanha , se tudo der certo , saio umas 4h30 da manha em direcao a estacao de inibus p ir de volta a Dublin de onde o tour sai para o sul da Irlanda. Nada certo ainda e confesso que isso me deixa um tanto apreenssiva, mas fazer o que neh? Agora eh mochilao mesmo..(apesar de eu ter comprado uma malinha de mao SENSACIONAL por um preco excelente!).

Depois vou postar fotos da viagem. Mas as coisas estao meio corridas e com a mudanca Lia e James estao apenas com uma internet 3G e estamos divindo "irmamente". ;)

Deinifitivamente minha viagem nunca seria a mesma nao fosse pelos dois :) Muitissimo obrigada!