Páginas

Vamos fugir...pra outro lugar, baby...vamos fugiii-iiiir!

Fiquei em falta com o blog nos ultimos 3 dias gracas a minha DELICIOSA experiencia na Hungria.

O plano era sair de Viena e ir para Budapeste apenas 2h30 de trem e ficar lah 4 dias, curtindo a cidade q inspirou tantos autores e romancistas...a bela cidade a beira do Danubio azul.

Pra comecar peguei o trem errado junto com mais umas 10 pessoas. Entrei num trem as 10h05 escrito Budapeste que saiu da estacao 8A. Dentro do trem enqnto falava com meu pai ao telefone fui abordada por um hungaro, gordinho que falava portugues! "Qual o seu destino?" "Budapeste" ...nisso o trem jah andava.."Ah nao ..esse trem esta vindo de Budapeste e indo pra MuniRRRRque" (tinha um sotaque ne!?)...nisso saltei na estacao seguinte que era exatamente a estacao que ficava ao lado do meu hostel e de onde eu havia saido de manha de taxi e ido ateh a estacao mais longe de onde partia o meu trem.

Visto que estava errada, desci nessa estacao e tive que comprar um NOVO bilhete! Odio... e qndo argumentei a questao do horario ser apenas 4 minutos antes do meu e bla bla bla, ainda ouvi do fundionario publico da estacao "mas se o seu trem era as 10h09 eh claro que o de 10h05 nao era o seu..." . Faco o que? Me mato ou mato o cara?? Comprei a maldita passagem e qndo embarquei no trem certo , duas horas depois encontrei entre outros rostos familiares da estacao anterior, 3 portugues na faixa dos 70 anos que vinham animados fazendo uma viagem pela Europa...hora de carro, hora de trem. Conversamos um pouco sobre as semelhancas dos dois paises e saimos juntos na estacao de Budapeste..mas depois nos separamos e cada um seguiu seu rumo.

Chegando lah, a periferia vista do trem era moderna, predios altos, novos...e depois chegando na cidade os predios eram da era comunista: Quadrados e feios, feito caixotes.
Na estacao , a certeza: tava igual a epoca da Segunda Guerra Mundial. "Bem vinda a um pais da ex-cortina de ferro". Sai da estacao e dei um desconto de tudo ser tao feio , afinal proximo a rodoviaria Novo Rio tb tem predios antigos e mal cuidados. Troquei dolar e Euro por Florints , comprei um bilhete de metro e segui pro Hostel.

Qndo enfim encontrei o maldito hostel, com uma explicacao pessima sobre como chegar, entrei numa rua suja, com predios com reboco desabando: do jeitinho que o comunismo deixou, 20 anos atras!

No predio do hostel, uma construcao tipica Hungara onde o predio tem necessariamente um patio interno, vi as paredes imundas mas pensei: "contanto que os quartos sejam bons, a fachada eh o de menos!" entrei no segundo andar e fui ateh a recepecao. Uma sala-cozinha com um balcao. Qndo enfim a recepcionista me mostra o quarto ...
Vc entra numa porta que da p pratio interno, se deparada a direita com 3 portas...uma é o "banheiro" (leia-se vaso sanitario e SOH num cubiculo minimo), depois os "chuveiros" eram dois mto parecidos com aqueles que mostram em filme de campo de concentracao...Abertos p um "vestiario" ...Pia do lado da porta do quarto.

No quarto as paredes eram de compensado. Como eu sei?! Escutava tudo do quarto ao lado e qndo alguem esbarrava na parede, o meu lado sacodia todo!

Diante dessa bela imagem, chorei. Nao metaforicamente...de verdade...chorei ...copiosamente. Depois me convenci que era apenas cansaco e que tinha que ver um pouco da cidade, me acostumar. Andei 3 horas...me senti na Av. Predisente Vargas, com aqueles predios meio mal cuidados, (so que mto pior) onde avancavam por cobre a calcada deixando tudo escuro. Andei mto ..me perdi algumas vezes e comecei a perceber q aquela ERA a "sensacional" Budapeste. Desisti, voltei pro hostel.

Chorei muito mais. Pensei em desistir ...voltar pro Brasil. Liguei p casa...chorei mais um pouco e ouvi o conselho de pais aflitos diretamente de terras Tupiniquins: mude a viagem. Nao ha nada demais em nao seguir um itinerario criado meses antes. As pessoas se enganam em viagens..." . Pensei em um lugar confortavel, lembrei de Viena.

Pra justificar minha cara dew enterro aos demais hospedes e mesmo um gaucho que estava indo embora no dia seguinte, inventei que vovo estava muito doentinha no hospital (ai vó, me salvou de Budapeste e nem sabia ne?). Contei a mesma historia pro recepcionista que me prometeu devolver o dinheiro das noites que nao ficaria la.

Arrumei um hostel da mesma cadeia do que ficara nas outras vezes, Wombats soh que o mais novo, que abriu ha 2 meses. Quarto feminino com banheiro.
Ate ai nao sabia o que viria apos Viena, nem mesmo se seguiria p Croacia mais.

O gaucho, Emir, me falou que vinha de lah apos um mes com carro alugado. Garantiu que apesar de lindo , essa epoca estava mto vazio e com carro vc podia conhecer uma cidadezinha em 20 min e ir embora p proxima...de onibus, nem todos os dias tinha um saindo da cidade e indo p outra.

Decidi , lah pela 1 da manha encarar um banho e dormir. Pior impossivel. Estava um gelo, apesar da agua , pouca, ser quente...mas aberto era frio demais. Lavar o cabelo nem pensar, congelaria antes!
Qndo voltei batendo queixo de frio para o quarto, comentei que havia sido o pior banho da minha vida (e olha que eu jah fui pra turismo ecologico que eh hardcore) e a chinesa comentou "ah sim...hj tb nao tinha agua quente??" ...Estarrecida, comentei "tem a chance de NAO ter agua quente???" " ah sim...ontem por exemplro nao tinha".

Comecei ali a contagem regressiva p fugir de lah. Dormi dentro do possivel, com protetores de ouvido p minimizar a barulheira feita por outros hospedes-moradores, ao longo da noite. Acordei as 8h, me arrumei fui a recepcao, falei com a outra recepcionista: comovida me devolveu o valor total da estadia com o comentario "acho que tinham mesmo te cobrado a mais...na duvida devolvo tudo, ok" . Considerando o que passei eles tinham era que ter me pagado um extra por aguentar aquele muquifo!

Sai de lah rumo a estacao de trem, comprei o bilhete, troquei os malditos Florints que com um milhao de moedas nao chegam a fechar um Euro, pulei no trem no primeiro minuto que me foi permitido, e sai de lah enfim!

Cheguei em Viena debaixo de chuva e ainda sim, achei a cidade mais linda do mundo! Quase como chegar em casa. Na entrada do hostel, um predio moderno, novinho, tudo impecavel. Era o paraiso. Estava segura e poderia comecar a executar meu novo plano de viagem uma vey que tomasse um bom banho e deixasse qquer vestigio da Hungria p tras.

Falei com a Lia em Belfast que gentilmente me abriu a casa p qndo eu quisesse ir p la. Estou indo p Belfast na sexta feira. Tenho uns 4 dias p revisar meu itinerario e seguir em frente.

Agora virou mochilao mesmo...sem destino, conforme as oportunidades aparecem... Vamos ver no que dá.

Depois escrevo mais um pouco...ainda estou decindo p onde irei afinal...a viagem mudou, Croacia fica p proxima...e agora o destino eh incerto.

Um beijo especial aos meus pais que tanto me ajudaram nesse momento de virada com conselhos otimos e me mantendo, dentro do possivel, calma o bastante p prosseguir. Outro beijo p minha prima Lia que foi fundamental nesse momento e outro pra minha analista que tb me escutou mto mesmo estando no meio da Av. Nossa Senhora de Copacabana na hora do almoco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário