Páginas

"Ném": Todo o Lugar TEM!

Para aqueles que desconhecem o termo , "ném" é um termo "fofo" inventado por pessoas de mais alto nivel para chamarem umas as outras. A origem da palavra vem do palavra "neném", que a essa altura já poderia ser alcado a categoria de Pronome de Tratamento, se comparado a sua versao encurtada de "ném".

Enfimm, descobri que o mundo vai sucumbir aos "ném" depois dos ultimos dois dias em Praga qndo uma horda de pessoas surgiu da noite para o dia. Lia e eu fomos a alguns dos principais pontos turisticos da cidade, as vezes juntas e por outras cada uma por si.

Um dos pontos turisticos é o Relogio Astronomico de Praga que é tao lindo, mas tao lindo, que o conselho da cidade qndo mandou construir, la pra uns 600 anos atras, tb achou e com medo de o artista repetir o mesmo relogio em outro canto, simplesmente decidiram CEGAR o coitado! (Informacoes historicas trazidas por Lia McNamee , mais conhecida como "minha prima" :). Mas afinal, onde entram os "ném" (é assim mesmo , sem plural) nessa historia toda??

Simples: TODOS OS NÉM DE DIVERSAS NACIONALIDADES ESTAVAM NA MESMA PRACA OU NA TORRE PARA ASSISTIR O MOMENTO EM QUE O RELOGIO COMPLETA UMA HORA E TEM TODO UMA CERIMONIA FEITA POR MARIONETES MECANICOS E UM GUARDA QUE TOCA UMA CORNETA AO FINAL!

Tudo seriam flores nao fosse o fato da quantidade de pessoas ser algo bem semelhante a estacao da Central as 18h, se espremendo, batendo fotos, gritando pra outros ném do outro lado da Praca que aquela foto tinha ficado oooootima e empurrando umas as outras.

Imaginando que era simples má vontade da minha parte (apesar de eu e Lia rirmos de TUDO) resolvemos subir o relogio tb e assistir a proxima cerimonia completa. La em cima era um tal de tirar foto fingindo que o castelo ao fundo era miniatura e colocando a mao em primeiro plano para parecer um brinquedo. Sinaizinhos de "V" com dedinhos, feitos por CADA ASIATICO que passou por nos e tudo isso num espaco minusculo de circulacao.

Num dado momento em que constatamos que seria impossivel tirar foto uma da outra com a paisagem estando a apenas alguns centimetros de distancia sem ter uns 473264 turistas na foto, foi cada uma pra um cando da torre de modo a aparecer numa das janelas e assim a outra tirar a foto.

Nesse momento , minha prima, criada nos USA desde uns 9 aninhos, e apesar do otimo portugues me chama p eu aperecer na foto com a sugestiva frase "Dri, se joooga!"... "OI??? Jogo nao, ficou doida.. pulo daqui e meus pais me matam!" riamos feito duas bobas principalmente qndo ela se deu conta do que de fato havia dito! (parece meio besta assim, mas é questao de "timing" né!?).

Enfim tiramos fotos, rimos muitos, vimos toda a cerimonia, que nao leva mais de 5 minutos, e descemos. A Praca que jah estava cheia, mais adiante, LOTOU. Ouvia-se portugues de todos os lados (assim como outros tantos idiomas, mas portugues tava fortissimo).

A noite fomos a um concerto que incluia Brahms no programa, no Municipal Hall. Pusemos a melhor "roupitcha" e , seguindo orientacao da moca que nos vendeu o ingresso, programamos janter apos o concerto que comecava as 19h30 e duraria no maximo 1h30. 2 HORAS E MEIA DEPOIS, saimos as duas roooxas de fome, nao tinha mais quase nada aberto e terminamos num restaurante com decoracao latina, uma dona de meia idade fumando sentada ao lado do seu poodle, e no enqnto no restaurante rolava uma musica "tipica" tcheca, no porao havia uma boate com musica latina vazando pro andar de cima. Depois de um nhoque salgadinho, pagamos e fomos embora tentar descansar um pouco p encarar nosso ultimo dia em Praga.

Um comentário:

  1. A muvuca costumeira da Central do Rio foi transferida para a Praça de Praga? Não foi à toa que o português tava fortíssimo. Ai ai, queria ser uma mosquitinha pra estar aí!!

    ResponderExcluir